sexta-feira, 16 de maio de 2008

in Styling... Por que não somos únicos?

Vivemos na era da imagem – todos devem (?) ser iguais, globalizados: o mesmo cabelo, as mesmas roupas, o mesmo corpo! Por quê? Queremos ser iguais ou podemos ser diferentes? De onde vem o medo? É preciso ser igual ao outro? Por que essa verdadeira pasteurização da imagem? Devemos continuar a desejar o igual ou podemos começar a olhar na direção do único?


Na moda, temos a dialética entre imitação e distinção, isto é, entre o igual e o diferente. Aonde está a busca pela identidade? Para ser você mesmo, é preciso diferenciar-se, o que leva à construção da subjetividade, ou seja, ao único. Será tão difícil assim achar o que é nosso? Por que sucumbimos à pressão da igualdade e não olhamos em direção da identidade? Precisamos ser iguais ou podemos vislumbrar horizontes mais criativos, mais próximos do que é singular?
Será que precisamos de uma verdadeira armadura, que a forma chegue antes mesmo do conteúdo? Precisamos ser iguais? Aonde está o desafio da diferença? Em que momento começaremos a perceber a beleza do que é único? Precisamos repetir o que deu certo (ou errado...)? Estaremos apenas interessados em reproduzir fórmulas de sucesso ou podemos (devemos!) nos aventurar pelo campo do desconhecido? Por que não somos únicos? É um caminhar sem fórmulas prontas, mas disposto a encontrar outras respostas, soluções, visões. Buscando o novo, o autêntico... sempre!



***pePPer in Styling: nesta seção (aqui), vocês encontram os posts já publicados no blog e relacionados à consultoria de imagem e estilo, podendo pesquisar assuntos e dicas, assim como elaborar dúvidas a partir dos temas abordados... e deixar a sua pergunta! Sejam bem-vindas(os)!***

Nenhum comentário: