terça-feira, 13 de maio de 2008

en Voyage... Prepare-se para viajar!

Atendendo aos pedidos, inauguro hoje uma série de posts sobre dicas de viagem, visto que viajar é algo que adoro. Viagens internacionais têm sido uma opção viável, já há algum tempo. É claro que conhecer nosso país também é delicioso, mas uma viagem ao “estrangeiro” – bom, não é? – implica diferentes questões. Conhecer outros mundos, ouvir novas línguas, visitar moradas distantes, entrar em contato com modos de pensar distintos... viver outra vida, enfim! Afinal de contas, ao sair dos nossos tempo e espaço cotidianos, podemos explorar novas possibilidades! Ser diferentes!


Como decidir o que conhecer em primeiro lugar? São inúmeras opções, certo? No meu caso, foi fácil (basta checar o meu perfil!). Bem, mas o que levar na mala? Para nós, mulheres, a questão do que vestir é importante, sim. E devemos ser capazes de levar um mínimo para o máximo de aproveitamento, assunto para um próximo post... E onde ficar? O que visitar? Nossa, quantas perguntas! Calma, não entrem em pânico. A solução está ao nosso alcance: uma ferramenta incrível e indispensável para um bom planejamento é a internet. Pois, para mim, o mais crucial quando penso em viajar é a busca pela informação sobre o destino escolhido.

A primeira informação que busco é o tempo previsto para a época escolhida para a viagem. Muitas vezes, não é possível encaixar a viagem na estação mais bonita, mais amena, mais agradável. Devemos contar, é claro, com o efeito estufa, que bagunçou o clima do planeta, mas isso é outra história... Nada pior do que chegar em terras estrangeiras, de short e sandalinha rasteira, sob um frio inclemente que vem não se sabe de onde! Por isso, conferir o tempo é vital! Ele será a referência na preparação do que levar na mala (leia mais aqui)

E, em segundo lugar, penso em otimizar a viagem. Como assim? Já explico. É a escolha do que fazer no (mísero, normalmente) tempo disponível. Vou atrás de indicações turísticas – não adianta pensar que vamos passar despercebidos, pois algo sempre indica nossa condição! –, tendo em mente o que mais quero fazer/conhecer. Nunca se esqueça de listar seus “highlights” ou principais interesses: eles serão a bússola dos seus dias.

Tendo em vista estes dois pontos, podemos começar a planejar (dicas? aqui), de verdade, a nossa viagem. Ela está apenas começando...E quando voltar? Em alguns lugares, SEMPRE! Até o próximo post!