sexta-feira, 13 de junho de 2008

in-Spiration... Rendas e babados de Gaudí

A moda baseia-se em tendências, certo? Agora, parece que vivemos um período lady-like, mulherzinha mesmo, que acaba por trazer de volta babados, rendas e flores. Onde encontramos referências para estes elementos? Basta olhar, com um pouco mais de atenção, uma obra-prima da arquitetura do início do século XX.



Ao chegar na Casa Milà (em Barcelona, Espanha), é impossível que seus olhos não sejam capturados pelas ondulações e pelo rendilhamento da fachada, em um movimento contínuo e incessante, procurando encontrar algum traço de “estabilidade” (ou seria segurança?). É, ficamos com a sensação do desequilíbrio, da fluidez que escorre entre os dedos... principalmente, sob os raios do sol que iluminam todo o conjunto!


Ela foi construída pelo sensacional Antoni Gaudí, entre 1906 e 1910, a pedido de Pere Milà i Camps e Roser Segimon i Artells, na esquina do Passeig de Gràcia com a Carrer de Provença, no bairro Eixample (expansão, em catalão). É o último trabalho de arquitetura de Gaudí antes de sua dedicação completa à obra da Sagrada Família, esta ainda inacabada. La Pedrera (a pedreira), como é conhecida, foi oficialmente registrada como Patrimônio de Barcelona, em 1962, e como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1984, tendo sido restaurada, pela última vez, entre 1987 e 1996.


A incrível fachada, moldada em pedra, não possui nenhuma linha reta (aliás, todo o prédio), parecendo um único volume arquitetônico, sinuoso e rendado, com as varandas ornamentadas por motivos botânicos, animais e abstratos, em ferro forjado. Em determinados pontos da fachada, vêem-se também, pequenos botões de rosa, singelos e delicados, além de diversas inscrições.


Dispostos a ver com os olhos da inspiração, podemos nos deparar com espetaculares modelos para nossa moda cotidiana, deixando-a com ares ainda mais conceituais e artísticos. E com uma pitada de irreverência também! Por que não?



***


***

8 comentários:

Bel Sant anna disse...

gostei muito do seu texto!
visita meu blog!
http://loubotingirls.blogspot.com/
bjos!

fefe resende disse...

adoreeeeei a referência! vou suepr usar babados com gostinho diferente a aprtir de agora! arrasou, cat! =)

Karine disse...

Obrigada Cláudia!
Pra você também!
Que Deus te abençoe muito e que você possa fazer muitas outras viagens inesquecíveis ao longo deste ano!

Beijinhos!

Chris disse...

Incriveis as fotos Claudia!
E aqui as pessoas gostam mesmo desse lado romantico, mas muitas vezes misturado! Abusa-se das rendas, dos teidos delicados, contornos e misturas. Com dose e sabendo usar acho muito lindo!

bju bju

Queen P disse...

Presenteei-a com um award muito merecido no meu blog, passa por lá para ver!
Beijinhos trans-atlânticos

Bia disse...

Nossa que lindoooo o prédio..Eu que sou uma quase engenheira civil achei lindo...Incrivel como no inicio de 1900 conseguiram fazer algo tão moderno não?

Claudinha te idniquei um Mme lá no meu blog, se puder fazê-lo quando voltar das férias!=)...Sinta-se a vontade p fazê-lo ou não, ok?
Bjinhus!

Eneida Freire disse...

Adoro esse estilo!
Remete a um romantismo na medida certa!
Beijo!

Joaninha Bacana disse...

Lindas as fotos!!! :o) Gaudí é um gênio mesmo, nao?
Petó (beijo em catalao, hehehe),
Angie