segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A mala de mão – o que pode e o que não pode

Depois do 11 de setembro, as normas de segurança em vôos internacionais tornaram-se ainda mais rígidas. Com isso, muitas restrições foram impostas aos viajantes e suas malas de mão.
É indiscutível a importância da bagagem que nos acompanha a bordo, principalmente em vôos de conexão, pois nossas malas podem não chegar junto conosco no aeroporto do destino final! Já passei por essa experiência e confesso que ela somente foi contornável, com um mínimo de conforto, por estar com a minha bagagem de mão preparada para este possível (e agora corriqueiro) contratempo. Portanto, é imprescindível que remédios de uso pessoal e itens de higiene estejam na mala de mão, assim como, algumas peças de roupa que poderão fazer a maior diferença – peças íntimas, um casaco, um kit de roupas extras (pelo menos por 24 horas, você poderá precisar!) e seus pertences de valor (não devem nunca ser despachados!).
A maior restrição imposta foi justamente aos volumes de bordo no que se refere a líquidos, cremes, etc. TUDO agora precisa ter seu volume reduzido e acondicionado em um saco plástico individual (tipo ziplock). Importante: o que não puder ser colocado na bagagem de mão poderá ser despachado na mala, como volumes maiores, tesouras, canivetes e outros objetos cortantes.
Quem viaja precisa se acostumar com esse incômodo – todos os aeroportos farão a checagem das bagagens de mão de forma extremamente minuciosa. E não adianta reclamar! Se algo estiver fora do padrão, não entra no avião! Por isso, atenção redobrada nas novas normas de segurança, aplicáveis a partir de 06 de novembro de 2006.


A União Européia* implementou medidas para o transporte do conteúdo das bagagens de mão em todos os vôos dos aeroportos de seus 25 países-membros (mais Noruega, Islândia e Suíça). Esta regulamentação é obrigatória para todos os passageiros viajando nas companhias aéreas de todas as nacionalidades (inclusive não-européias).

*Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Suécia.

Aí vão elas:
Todos os produtos líquidos, pastosos e em forma de gel se encaixam nessa determinação: água mineral, perfumes, bebidas, loções, cremes, gel de banho, xampu, rímel, protetor labial líquido, sabonete em barra, aerossóis, pasta de dente, sabonete líquido, desodorantes e quaisquer outros itens de consistência similar.


Para preparar a sua bagagem de cabine:
1 – Leve consigo um saco plástico transparente fechado (tipo saco para congelados) com uma capacidade máxima de um litro (dimensões 20cm x 20cm aproximadamente). Apenas um saco deste tipo é permitido por passageiro.
2 – Coloque dentro do saco os líquidos e produtos similares, sendo que cada recipiente não poderá ultrapassar os 100 ml.
3 – Qualquer outro recipiente com uma capacidade superior deve ser embalado de forma adequada e colocado na sua bagagem de porão.
Exceções: os alimentos e substâncias médicas indispensáveis para a saúde. No entanto, o agente de segurança poderá solicitar que justifique a natureza do conteúdo (eventualmente provando-os).
Comidas e bebidas para bebês para uso durante a viagem e medicamentos para uso durante o vôo (desde que com receita médica e/ou o recibo de compra) serão permitidos na cabine.


Alguns itens deverão ser apresentados separadamente para triagem nos pontos de controle de segurança dos aeroportos: aparelhos elétricos grandes (laptops, câmeras digitais e aparelhos de DVD), casacos e a sacola plástica transparente com os recipientes para líquidos, pastas ou gel, produtos para bebês, medicamentos acompanhados de receita ou relatório médico.


Para compras nos Duty-Free Shoppings feitas por passageiros em vôo de conexão em qualquer aeroporto europeu, os itens comprados a bordo de companhias européias ou em lojas de aeroportos dentro da União Européia (mais Noruega, Islândia e Suíça), devem ser colocados em sacolas seladas pelo vendedor e o recibo deve ser guardado para comprovar a compra. Em qualquer outro caso, todo produto líquido comprado será confiscado.
Apesar de restritivas, as normas de segurança vieram para ficar; portanto, vale a pena conhecê-las para não ser surpreendido na hora do embarque. Fora isso, esqueçam de tudo... e boa viagem!

Deixo vocês com algumas sugestões de mala de mão, que devem ter medidas totais que não ultrapassem 115 cm (altura + largura + frente):


Preta (Cantão)
Frente: 44 cm
Altura: 30 cm
Largura: 27 cm


Cores (Cantão)
Frente: 55 cm
Altura: 30 cm
Largura: 26 cm


Cordel (Farm)
Frente: 48 cm
Altura: 30 cm
Largura: 30 cm


Listras (Uncle K)
Frente: 50 cm
Altura: 40 cm
Largura: 18 cm


***ATENÇÃO: Como estamos em período de férias, serão vários posts dedicados às viagens e aos seus preparativos: dicas, bagagem, souvenirs, fotos... e tudo o mais que estiver relacionado com este assunto. Para saber mais, acessem a nova seção (marcador) in Trip. Aguardo vocês!***