segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

in Home... A maravilha da minha cidade

Em Niterói (Rio de Janeiro), há uma obra emblemática do Oscar Niemeyer: o incrível Museu de Arte Contemporânea – o MAC, como é conhecido –, flutuando sobre o mar. Observar o horizonte, embaixo do museu, pode nos levar à dimensão do infinito: como se água e céu se encontrassem, sem cerimônia, ali, sob os nossos olhos. Foi eleito, recentemente, a primeira maravilha da cidade, um reconhecimento merecido! E, agora, aparece como cenário da próxima coleção beachwear da Louis Vuitton... très chic!


Muito já se falou do centenário de vida deste arquiteto moderno (e como!!!) do nosso país, mas não me parece possível descrever sua obra – precisamos estar diante de cada uma das suas criações para ter noção do que se trata. Quando cursava arquitetura, ficava maravilhada em finalmente compreender que aquilo não era somente técnica; havia algo intangível perpassando todas aquelas linhas, pois, no papel, com lápis, compasso e régua T, não era possível reproduzir o efeito visual daquelas formas e daqueles volumes.



E que tal um passeio de barca, pela Baía de Guanabara, para observar a Ponte Rio-Niterói destes ângulos privilegiados?



Não deixem de visitar e desfrutar desta beleza da arquitetura brasileira, assim como de um cenário natural espetacular!!! Bem-vindos a Niterói!





***Adaptado de
in Home... Outras linhas de inspiração..., para a blogagem coletiva Minha cidade no meu blog, sugerida pela Nina.***