quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

en Voyage... É hora de voltar!

Depois de uma breve temporada no frio europeu, uma série de posts está a caminho, sobre o que ver e comprar por lá. Para começar, livros!

A sensacional Livraria Lello & Irmão situa-se na Rua das Carmelitas, 144, no Porto, em Portugal, pertinho da Igreja dos Clérigos. Foi inaugurada em 13 de janeiro de 1906 – ou seja, hoje completa 104 anos! – e trouxe uma grande contribuição ao meio cultural portuense. No mesmo local, existia a Livraria Chardron, fundada em 1869.

O prédio já é incrível desde a fachada, em estilo neogótico tardio, um projeto do engenheiro Francisco Xavier Esteves, no qual vemos o nome Lello & Irmão, assim como Livraria Chardron. Ao entrar, é difícil escolher o que fotografar: sua decoração em gesso que imita madeira, seu teto decorado, a escada em caracol vermelho (ou escarlate...), que leva ao andar superior e é uma das primeiras construções em cimento armado da cidade, o lindo vitral do teto com o monograma e o lema da livraria: Decus in labore... e livros, inúmeros livros!!! Tudo merece muitos e muitos shots!

A Lello & Irmão foi inteiramente restaurada e informatizada, em 1995, preparando-se para entrar no século XXI. Uma visita imperdível sempre que passeio pelas ruas do Porto. Vida longa para ela!


***Agradecimento: aproveito para agradecer o carinho das amigas que visitaram o blog, em seu período de férias, desejando um lindo 2010 para cada uma. Foram elas: Angie, Celina, Janeisa, Anna, Paula, Valéria, Paula Popi, Silvia, Marcie, Beta, Andrea, Ana Paula, Juliana, Ana Balbinot, Chris, Kira e Eneida. Beijos, queridas!***

7 comentários:

Vivian disse...

Ai que máximo!!! Quero ver tudo!! adoro seu blog!!!

Beijos!!!

www.bibimademoiselle.blogspot.com

Euzinha disse...

Ainda apanhaste algum frio por cá!!!
Desculpa não te ter atendido, mas o meu telemóvel teve problemas de bateria (já andava com problemas há algum tempo) e ano novo, telemóvel novo!
Já tenho outro modelo! Quando fui ver as chamadas que tinha no telemóvel, vi a tua também mas já não liguei, porque já tinham passado alguns dias...
Sorry...
Andava a espreitar aqui de vez em quando, a ver se realmente já tinhas regressado!
Muitos beijinhos e saudades!!!
:)

Unknown disse...

Morei no Porto e eu acho LINDA essa livraria. Adorava ir pra passear, fotografar... É uma ótima dica!

Unknown disse...

Belíssimas imagens Claudia, que bom ver tudo isso de pertinho né?
Bjbjo

Chris - da Chria disse...

Claudinha querida amiga!
saudades!!!!!!!!!!!!
Ótimo ano pra você com muita saúde e muito mais sucesso... Tudo de bom...
Ai, quero ver tudinho desta viagem! Adorei este post
bjo grande
Chris da Chria

Unknown disse...

Um maravilhoso 2010 para você também, amiga.

Silvia Oliveira disse...

Ô meniina, sôdadi de você! Feliz ano-novo! =)