domingo, 13 de julho de 2008

en Voyage... Casa da música

Criada pelo arquiteto e urbanista Rem Koolhaas, como um projeto inovador para as comemorações da cidade do Porto como Capital Européia da Cultura, em 2001, a incrível Casa da Música está localizada na segunda maior cidade de Portugal e berço do vinho que leva o seu nome (leiam aqui e aqui).



A primeira surpresa acontece quando nos aproximamos do prédio, cuja volumetria já desperta a maior curiosidade – o que deverá existir dentro daquele enorme trapézio? Somos recebidos por uma escada, que não revela de imediato aonde nos levará: apenas nos conduz rumo ao interior do prédio, como se estivéssemos indo em direção a um mundo inteiramente novo! E as descobertas não param por aí!


O nome da Casa da Música, assim como todas as outras inscrições, foram grafadas diretamente no cimento! Muito interessante! O hall em que chegamos, para aguardar a visita guiada, já é uma delícia visual – tudo chama a atenção! Os materiais, os revestimentos... É possível visitar a Casa sem o auxílio dos guias, mas sugiro que vocês escolham a visita guiada, pois são muitos os detalhes e as informações, que poderiam passar despercebidos. E seria uma pena...


A Casa da Música é um local multi-mídia, que disponibiliza seu espaço para todo o tipo de manifestação musical, dispondo de inúmeras salas diferenciadas para os eventos, e também, servindo como referência na pesquisa da música de Portugal.


A visita começa pela sala principal – um verdadeiro show! Suas paredes são revestidas com folhas de ouro, visando à acústica privilegiada, o revestimento das poltronas simula a pele humana, para, mesmo vazias, não interferir na acústica da sala, há dois exemplares de órgão – um antigo e um moderno, na parte superior, junto ao palco... mas, o mais incrível mesmo é a imensa parede de vidro! Parede de vidro? Em uma sala de música? E a acústica? Bem, a solução encontrada pelo arquiteto foi sensacional – o vidro é ondulado, disposto em duas camadas, com vácuo entre eles, o que permite uma perfeita sensação acústica! Demais, não? E a parede percorre todo o prédio, podendo ser vista de vários e inusitados ângulos. Haja fotografia para dar conta!


Depois, somos conduzidos às inúmeras salas secundárias, uma diferente da outra: uma em roxo, a outra em laranja, a terceira com azulejos azuis e verdes, até que chegamos na mais bonita – repleta de azulejos e com mobiliário de época, que contam a história de Portugal e que pode ser vista do exterior do prédio, na porção superior do trapézio. Linda!



Bem, saí de lá feliz por haver conhecido algo tão inusitado e espero que vocês possam visitar a Casa da Música, pois o passeio vale a pena! Seus materiais, suas texturas, sua arquitetura e seu design (como aqui) são fonte de inspiração para a moda, assim como a imensa parede de vidro ondulado, que lembra os babados (eles estão aqui). Os diferentes ambientes estéticos – salas com cores, revestimentos, impressões sensoriais distintas – fazem nossa cabeça voar mais alto. E o coração também!


Informações práticas:
Casa da música
Endereço: Avenida da Boavista, 604-610
4149-071 Porto, Portugal
tel. (351)220 120 220
info@casadamusica.com
Horários das visitas regulares:
2ª. a 6ª.f 11 e 15:30h (português e inglês)
sábados, domingos e feriados
português 10:30, 15 e 16h/inglês 10:30 e 16h
Lotação de cada visita: 35 pessoas
Visitas com marcação (grupos de 15 a 35 pessoas)
visitasguiadas@casadamusica.com
Ingresso: €3

***

14 comentários:

MISS PU disse...

Querida! Ameiiiii :)

Tem toda a razão, a casa da música é de facto excepcional. Fui lá uma vez a um concerto de piano e fiquei boquiaberta. Apesar de lisboeta alfacinhade gema, o Porto fez um exelente trabalho.
Orgulho Nacional!

bjooooooo

Virginie disse...

bom sabado claudia.
materia otima como sempre.
vç nos traz Cultura dum jeito muito bacana. Ja que eu queria ir pro Portugal agora tenho ainda mais vontade. Depois do japao o portugal, lindos viagens.

bj

Helena Castro disse...

claudia, deve mesmo ser o máximo. eu PRECISO conhecer esse lugar!

beijos para você e para as portuguesas que você citou. eu também adoro elas! : )

helena

Unknown disse...

claudia, que bom que a gente se encontrou! excelente seu blog. já as minhas habitués! quer ser a próxima personagem do A SEMANA COM? bjs, Sissi

Anônimo disse...

Olá Cláudia,

De facto é uma obra monumental ;)
Obrigada pelo destaque e atenção.
Beijos

Lux Lisbon disse...

Adoro a casa da música!! ;)

Chris disse...

E viva este novo ano novinho em folha!!! 2009 cheio de vida!

bju bju

Eneida Freire disse...

Deve ser uma beleza!
Beijo!

Renata disse...

Linda forma de começar 2009... Falando sobre música...Que todos os dias do novo ano tragam lndas canções para ti!

Um beijo,

Renata.

mimi disse...

Claudia,

A Mimi vive no Porto e estudou perto da casa da música, outra sala de espectáculos linda e que tive o prazer de trabalhar é o Teatro Circo de Braga, um Teatro Lindo e centenário que nos leva ao glamour dos anos 20 e Braga é uma cidade com muito para ver e bonita, assim como o Bom Jesus e é perto do Porto!!

Obrigado e um beijinho especial

Kira Aderne disse...

Feliz Ano Novo querida!!
Espero que tenha se divertido ontem :)

Mil beijos e abraços apertados !

Anônimo disse...

Claudinha a Casa da Müsica é o que há de mágico na maravilhosa cidade do Porto, lá tudo tem estilo, tudo tem encantamento. Um grande beijo!
Janeisa

Chris disse...

Quanto conhecimento bacana e o melhor ainda e partilhar ne Claudia!?! Estou sempre aprendendo um pouquinho mais por aqui!

bju bju

Unknown disse...

Boa noite!

Enquanto navegava na net, encontrei este blog e adorei!
Sou guia nessa linda Casa da Música e espero ter sido eu a fazer a visita pela obra de Rem Koolhaas.
Já agora, aproveito para dizer que este ano o país tema é o Brasil!

Muito obrigada
Verónica