quinta-feira, 1 de outubro de 2009

en Voyage... Um anoitecer na estrela

Assim chegava a noite, na Place Charles de Gaulle, antiga Place de l’Etoile – ou Praça da Estrela.


Querem saber mais sobre ela?

Conhecer Paris é uma experiência fascinante... principalmente, quando subimos ao sollaire do Arco do Triunfo e olhamos para baixo – estamos no centro da maior revolução urbanística da Cidade-luz, a Place de l’Etoile (atual Place Charles de Gaulle)!


Quando Napoleão III, sobrinho do Imperador Napoleão I (a roupa do Imperador está aqui), tomou o poder francês, ele encarregou o Barão Haussmann de modernizar Paris, levando-a de uma cidade medieval ao posto de uma capital modernizada e arejada. Para conseguir, Haussmann desenhou avenidas e bulevares, uma das grandes características da cidade que surgia... e até hoje! Entre inúmeras transformações, ele criou, em um dos extremos da Avenue des Champs-Elysées, a “estrela” ou l’étoile: a partir deste ponto central, partem 12 largas avenidas, algumas com nomes de generais. São elas (em sentido horário):


Avenue des Champs-Elysées
Avenue Marceau
Avenue d’Iéna
Avenue Kleber
Avenue Victor Hugo
Avenue Foch
Avenue de la Grande Armée
Avenue Carnot
Avenue Mac-Mahon
Avenue de Wagram
Avenue Hoche
Avenue de Friedland



Quando subirem no Arco do Triunfo, admirem cada uma destas incríveis avenidas e conheçam uma das visões mais belas de Paris: a perspectiva que se abre, em ângulos, como se nossos olhos não soubessem que direção tomar – escolham todas! Pois, em Paris, o horizonte se abre em dois... deslumbrante!


Métro Charles de Gaulle-Etoile (lignes 1, 2 et 6)
***

8 comentários:

Valéria Martins disse...

Oi, Claudia! Quero te mandar um email de um serviço que recebi e que tem a ver contigo. Qual é o seu email?

Eneida Freire disse...

Quanta beleza!!!
Adoro ver essas fotos!
Beijo!

Paula disse...

Paris é linda, como sempre!
Amiga, lá no meu blogue tem uma perguntinha para responderes, pode ser?
Creio que aquilo que eu te falei ao telefone quando estiveste no Porto, pode estar para breve!
Mas depois conto-te em 1ª mão, quando tiver a certeza!
:)

Janine França disse...

ai que lindo!!
você deveria fazer umas promoções de make, porque depois de viajens como essas minhas malas só iriam ter sephora, mac...

bjnhs

Unknown disse...

ahhh dá muitaaa saudade!

Anna disse...

Eu adoro seus post, eu aprendo muito, quando eu for, vou estar com tudo.
E adoro história, você mostrando a roupa do imperador e outras dicas é ótimo.
Beijos
Bom fim de semana

Kira Aderne disse...

Claudia!!

Mal posso esperar para ver estas maravilhas todas de perto!!!

Finalmente estou entrando no balé! Lembrei muito de vc ontem quando estava comprando as roupas! Não tão lindas como as suas de Paris, mas são uma graça :)

Mil beijos!

Como vão as suas aulas de balé?

Cacá disse...

Claudinha, adoro seus posts sobre Paris, sempre tão enamorados, cheios de carinho, glamour e dicas imperdíveis! :)
Foi nesse entroncamento que o GPS do carro que eu dirigia se perdeu e não conseguiu me orientar para a saída que eu deveria tomar. E rodamos umas 3 vezes, no trânsito louco de Paris, até encontrar a rua certa. Divertidíssimo, haha! :)

Beijocas!