terça-feira, 29 de julho de 2008

A roupa do Imperador

É impossível visitar a Cidade-luz e não sair de lá com um pouquinho mais de informação fashion! Bem, a inspiração e a influência da história do homem estão sempre presentes na moda: muito do que vestimos, hoje, é fruto de algum tipo de adaptação. E o redingote é um ótimo exemplo, querem ver?



A própria palavra, redingote, já é uma evolução: uma corruptela, da expressão inglesa riding coat, ou “casaco de montaria”, usado pelos homens do século XVIII e depois, adaptado para o guarda-roupa das mulheres. Costuma voltar freqüentemente à moda, também no vestuário feminino, como um casaco evasê e duas fileiras de botões. Na exposição “Mulheres reais – modas e modos no Rio de Dom João VI”, que esteve recentemente em cartaz na Casa França-Brasil do Rio de Janeiro (leia aqui), havia um exemplo de redingote, usado por uma destas “mulheres reais”.


O redingote cinza e o chapéu
Na foto, estes objetos pessoais pertencem à silhueta lendária do Imperador Napoleão I, usados por ele em Sainte-Hélène, que estão conservadas no Musée de l’Armée, em Paris. São considerados l’empreinte de l’aigle, isto é, a marca da águia. De grande valor simbólico, representam o esplendor desta época histórica. Que imponência!

Quando estive em Paris, ano passado, eles estavam colocados, junto ao túmulo de Napoleão, sob a cúpula de Les Invalides, visto que a ala Oriente do Musée de l’Armée estava sendo restaurada. Também estavam, em vitrines, as armas usadas por ele, nas batalhas de Pyramides e Austerlitz. Pela primeira vez, vi sua vestimenta característica tão próxima do seu inacreditável túmulo de pórfiro vermelho (e muitos outros materiais), que repousa sobre um bloco de granito verde – foi possível ter uma noção do fausto daquele tempo do Império: impressionante! E também, o motivo de tamanha influência na moda que se seguiria...


Agora, ao usar um redingote, lembrem-se: vocês estão com a roupa do Imperador! Très chic!


***Mais links de indumentária e moda:
O sensacional V&A
A moda sai da quadra...

***Mais links para história e inspiração:
Rendas e babados de Gaudí
Outras linhas de inspiração
Os sapatos e a moda

17 comentários:

Helena Castro disse...

adorei saber sobre a origem deste casaco!!!!!

beijos, helena

Unknown disse...

Não conhecia esse termo "redingote", legal saber e lembra mesmo roupa de imperador, sempre achei!
Bjobjo Claudia;)

Paula disse...

Adorei o Redingote!
Tenho um casaco evasê, preto, com as duas fileiras de botões e adoro-o! Acho que está sempre na moda!
:)
Bjs!

Ana Medeiros disse...

Buá, eu não tenho uma roupa de imperador!!!

Ana Medeiros disse...

O bom do seu blog Claudinha é essa mistura que você faz, a gente sempre sai daqui sabendo mais e mais...Adoro!

MISS PU disse...

ai adoro este estilo militar! Its so chic!

kissssssss

Bel Sant anna disse...

eu ja tinha ouvido falar do redingote...chiquérrimo!
bjos!

Verson Souto. disse...

Amei a aula de hoje (rsrs!), pois todo post seu é uma aula.


Abraços,Verson!

Marília disse...

Claudia, incrível!
amei!

te linkei na minha lista de blogs!!!!

bjão, parabéns! adoro o pepper in fashion!

Silvinha disse...

Eu gosto bastante deste estilo de casaco, mas um tanto modernizado...

E o Musée de l'Armé é um dos lugares que vale à pena visitar em Paris, o interior é magnìfico!

Bjs

Karine disse...

Que casaco maravilhoso!

^^

Oh..Paris!
Eu visitei quando fiz quinze anos.Enquanto a galera tava indo pra Disney,eu tava indo pro Louvre...
^^

Aahh..Muito boom.

Atualizei lá,viu?
Se quise dar uma passadinha,será muito bem-vinda!

Bjinhussssssss

Anônimo disse...

Claú, eu sei que tu já deve ter ganhado ele, mas como eu tenho que passar pra frente, tuh foi mais uma vez presenteada. Eu estou falando do selo Dardos.

Passa no meu e olha!

Bjusss

Anônimo disse...

É chique demais esse tal de redingote, não? Sempre é bom descobrir novas coisas!

Estamos adorando a sua presença nonosso blog! Obrigada

Tânia N. disse...

Nossa, adorei saber disso...sempre ouvi uma amiga fashion falando do redingote que gostaria de comprar e eu fazia cara de paisagem...rs!

Kira Aderne disse...

Nossa, fantástico!

Paris é a cidade mais fashion do mundo!!!

Muitos beijos!!!

lafemmeadm disse...

ai q inveja eu tenho de vc, poder ver essas coisas de perto eh um privilegio e tanto. "redingote", tenho q anotar isso no meu diário fashionista. Rsrsrs

Karine disse...

Obrigada pelo comentário!

^^

Atualizei,viu?

Bjinhussssssss