quarta-feira, 14 de julho de 2010

en Voyage... Aonde ir em Paris?

Conhecer a Cidade-luz faz parte do imaginário das pessoas, por motivos os mais diversos. Uns sonham com os monumentos, outros com as igrejas, alguns com os queijos e vinhos (semana gourmet aqui)... ou quem sabe, para as bailarinas, seja a Opéra que povoe os mais idílicos desejos (aqui)! Por causa da infinidade de razões, sugiro que, ao visitar Paris pela primeira vez, vocês façam uma wish-list ou lista de desejos..., colocando nela o que vocês QUEREM ver/conhecer. Tenham sempre em mente o tempo que terão para desfrutar da cidade e também, a real possibilidade de deslocamento entre as opções listadas e o quanto pretendem usufruir de cada local, pois, caso contrário, parecerá uma gincana! Nunca se esqueçam: não é possível conhecer Paris de uma só vez! E, mesmo depois de algumas vezes, essa sensação não vai embora (pena que o euro seja tão valorizado...)! Portanto, pensem sempre em voltar; porém, aproveitem ao máximo cada uma das vezes, mantendo a wish-list como referência e um guia de ruas (aqui) na mão...


Para fazer a lista, pensem, primeiramente, em seus gostos e suas predileções – se forem acompanhados (as), tentem chegar a um acordo. Outro fator a levar em conta é a localização do hotel ou correlato. Além disso, o meio de transporte a ser utilizado é muito importante, pois alguns locais são distantes do hotel, mas de fácil acesso de metrô. Ah, o indispensável metrô... este, em um post especial aqui! Procurem dicas e informações (nunca se esqueçam delas!!!) nos principais sites de turismo – e aqui no blog, claro! – sobre horários e tarifas, pois o bolso também deve ser considerado, certo? Sobre este assunto, volto a ele no post sobre as reais vantagens dos passes (aqui). Nos quesitos gastronomia e compras (na barra lateral do blog ou aqui), assim como arquitetura (ah, as pontes de Paris...), já indiquei algumas das minhas preferências na cidade; porém, ainda não falei de todos os museus, igrejas e monumentos, as minhas grandes paixões! Devido ao incontável número de sugestões nestas áreas, há uma série de posts listados aqui (e na barra lateral do blog), cada um falando sobre um tema ou mesmo um museu ou monumento. É uma série e tanto, pois o assunto é riquíssimo e delicioso!


Bem, voltando à lista, deixem sempre um espaço vago para sentar em um café (aqui e aqui) e poder desfrutar do joie de vivre parisiense ou então, para o inesperado – é, vocês podem se deparar com algo que sequer sabiam existir e sentirem-se maravilhados em poder aproveitá-lo! Paris sempre nos surpreende, tenham certeza disto!


***Em tempo: as dicas para Paris também podem ser válidas para outros destinos. Mantenham sempre os olhos – e o coração! – bem abertos... e boa viagem!

Londres
Portugal
Itália
Espanha
Buenos Aires
NY

***



***Informações:
Office du Tourisme de Paris
Centre des Monuments Nationaux
***

2 comentários:

Liliana Castro disse...

Mas essa menina é muiiiiiiiiiiiiito chique!!!

bjsssssss

JAFA disse...

Oi querida.... Uma curiosidade que tenho. Considerando períodos de 10 dias, e no meu estilo de viagem (quanto mais caminhadas melhor) quantas voltas vc acha necessárias para sermos um pouquinho mais íntimas de paris? bjn...