domingo, 11 de julho de 2010

Santiago de Compostela - prá Espanha, no Xacobeo!

Este é um ano XACOBEO. Não sabem o que é isto?

Bem, na verdade, é um ano especial para os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha (aqui). Quando o dia do apóstolo São Tiago, comemorado em 25 de julho, cai em um domingo, temos um ano XACOBEO. Por isso, concedem-se indulgências plenárias aos que fizeram o Caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Capital da Galiza (Galícia), Santiago de Compostela é famosa por ser o ponto de chegada dos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago, na sua fabulosa catedral barroca. A concha (ou vieira) nos acompanha por todo o trajeto, indicando o rumo até a catedral. Segundo a tradição, devemos abraçar o santo por trás (sua imagem no altar-mor), vendo a igreja do alto. Mesmo com a imensa fila, vale fazer o ritual: a emoção é enorme!

Além disso, ainda há outro ritual para os peregrinos: em sinal de humildade, colocamos a mão direita (os cinco dedos), na coluna central do Pórtico da Glória, e nos abaixamos em uma reverência, logo na entrada da catedral. Enquanto isto, rezamos 3 Credo e 5 Ave Maria, pensando em um pedido.

Mesmo que não tenham a religião católica, indico a visita a Santiago de Compostela, pois é impossível não se sentir emocionado com aquela atmosfera. As vibrações nos permitem viver momentos indescritíveis... tenham certeza!

(nesta foto, o símbolo do XACOBEO de 2004, o primeiro do século XXI)

Curiosidade: ao visitar Paris (aqui), não deixem de observar a linda torre de Saint-Jacques de Compostelle, que indica o ponto de partida em direção a Compostela, visível das margens do Sena. Esta imponente torre gótica, datada de 1523, é o último vestígio da igreja de Saint-Jacques de la Boucherie, um ponto de encontro dos peregrinos. Ah, e Xacobeo é Jacqueaire!



Post dedicado à querida amiga Juliana – para você, um pouquinho da Espanha!


***Mais rituais de viagem:
Roma
Florença
Vaticano
Lisboa
***

2 comentários:

Ju Calvelo disse...

Que delícia Claudinha!!!Só de ver e ler dá um friozinho na barriga, e eu vibro em saber que minha família mora lá!!! Bjs e obrigada pela dedicatória do post!! :)

Euzinha disse...

Olá amiga!
Por cá, também andamos cheios de cartazes a anunciar o xacobeo.
Ainda ontem, vi alguns peregrinos!
Muitas saudades e muitos beijinhos!!!