quarta-feira, 9 de setembro de 2009

in-Sights… Rituais de viagem... agora, Vaticano!

A estátua em bronze de São Pedro está na Basílica de São Pedro, no Vaticano/Itália (mais aqui e aqui). Seu autor parece ter sido Arnolfo di Cambio, no século XIII. Ela encontra-se entre um dos quatro grandes pilares que sustentam a linda cúpula de Michelângelo. Nela, vemos o apóstolo sentado em seu trono, com as duas chaves do céu, na mão esquerda. A mão direita está em posição de bênção, como na era grega, com dois dedos estendidos, representando o caráter dual de Cristo – homem e Deus – e os outros três, unidos, em sinal da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.


O Papa, quando entra na Basílica, beija o pé de São Pedro, em dias santificados ou nas festas dos Apóstolos, recebendo a bênção do primeiro pontífice... para nós, o ritual de viagem é tocar (ou beijar) o pé direito da estátua: esperamos, com isso, proteção e... retornar! Não vale a pena tentar?



***Mais rituais de viagem? Conheçam: Roma (aqui), Florença (aqui), Lisboa (aqui) e Santiago de Compostela (aqui)!***


***Mais links da Itália:
Os tons quentes da Itália
Uma cidade sobre as águas
O país dentro de outro
Anjos, demônios...
Acqua!
O globalizado Guggenheim
Highlights Fornarina
É Carnaval...
***

6 comentários:

Anônimo disse...

A clássica foto, e a sensação de estar sendo abençoada é incrível.
Bjs.
Janeisa

Eneida Freire disse...

É!
Legal mesmo!
Vale a pena sim! ;)
Beijo!

Paula disse...

Olá amiga!
Acho que hoje em dia, com a gripe A, não convém arriscar e tocar/beijar a estátua!
:)

Lia disse...

Oi Claudia
Tem sorteio de um livro legal no meu blog novo, passa lá:
www.queromoraremumalivraria.blogspot.com
obrigada
Lia

Nina disse...

Vc esteve dentro da Basilica Claudia??
Eu vacilei no dia, fui de ombros de fora (nao entra de maneira alguma,né?) e como tava mt quente, fiquei sem paciencia pra comprar os lencos que vendem lá fora, fui passear a fazer outras fotos enquanto marido visitava a basilica, INCRIVELMENTE LINDA.

Nossa, depois me arrependi de nao ter entrado, é mt bonita mesmo!

Agora,Roma, hein? pelo amor de Deus, é lindissima, a cidade mais linda que já estive. Sem dúvida alguma.

Um bj, mulher "passeadora" :)

flávia disse...

Eu me emocionei quando conheci a Capela Sistina,pode-se nem ser religioso para sentir o sublime lá.