quarta-feira, 25 de agosto de 2010

en Beaux Arts... Marmottan - O sol em Paris

Paris é uma cidade que transborda em museus: são tantos e tão maravilhosos, que fica difícil eleger “o” museu! Claro que tenho os meus preferidos, como o Picasso, o d’Orsay, o Orangerie, o Rodin, o Louvre... ih, já virou uma lista!

No entanto, um museu, quase desconhecido da maioria que visita Paris, deveria estar sempre na nossa lista de museus must-see. É o Musée Marmottan Monet, dedicado às obras de Claude Monet.

Aconselho a ida ao museu de metrô (descer na estação La Muette, da linha 9), pois caminhando até lá, pela Chaussée de la Muette e, depois, pela Avenue de Ranelagh, é possível desfrutar de um passeio delicioso, entre árvores majestosas. No final da rua, basta virar à direita, na Avenue Raphaël e, logo à esquerda, na rue Louis-Boilly: chegamos ao Marmottan!

Nele, existem 94 telas, 29 desenhos e 8 cadernos de desenho do pintor das Nymphéas, além de maravilhosas e imperdíveis Iluminuras (da Idade Média ao Renascimento) e quadros de outros impressionistas. Na coleção, o sensacional quadro que deu nome ao movimento: Impression, soleil levant, digno de um longo tempo de admiração!, assim como as Nymphéas de Giverny, uma miríade de quadros criados pelo mestre, inspirados nos jardins da sua casa. [Nota: os painéis gigantes das Nymphéas encontram-se no Musée de l’Orangerie, dos quais já falei em um post especial (aqui).]

No Marmottan, devido ao seu acervo espetacular, é possível acompanhar a trajetória do Monet e a evolução da sua técnica: as pinturas na Normandia, as telas de Argenteuil, as vistas de Paris – Tuileries e Gare Saint-Lazare, o Parlamento de Londres, a ponte japonesa... a esplendorosa sequência da Catedral de Rouen (aqui), em diferentes horas do dia, está no Musée d’Orsay, também um museu must-see!

Foto: divulgação

Na saída, uma visita à loja de souvenires, claro! E levar o sol para casa...


***Informações práticas:
Musée Marmottan Monet
2, rue Louis-Boilly 75016 Paris
tél: 1 44 96 50 33
Horário:
Todos os dias de 11-18h (terças até às 21h)
Fechado às segundas e em 01 de janeiro, 01 de maio e 25 de dezembro.
Tarifa: €9 (Paris Museum Pass)
Como chegar:
Métro Ligne 9 (La Muette)
RER Ligne C (Boulainvilliers)
Bus Lignes 22 et 52 (La Muette – Boulainvilliers), 32 (Louis Boilly), 63 (Porte de la Muette)
***

***Posts relacionados ao Impressionismo:
A beleza sob o sol – as ninfeias de Monet
A dança do vestir
De Paris a Rouen
Na terra da Rainha
***

2 comentários:

Serena® disse...

Eu amo seu blog!!!!!! Ainda pretendo passear calmamente por cada página....sem pressa, sonhando com cada cantinho que vc visitou. Esse museu vai estar na minha lista de visitas a Paris...espero em um futuro não tão distante. Ainda td é sonho, mas espero um dia realizá-lo....já sou apaixonada por Paris, só de ver sua cultura, sua arquitetura
(td vitualmente..hehehe) e o clima romantico que ela tem.
Beijos

Claudia Pimenta disse...

oi serena! obrigada pelo comentário tão gentil! espero que vc curta logo, logo todas as dicas de paris... vc vai adorar! bjs e volte sempre!