segunda-feira, 2 de agosto de 2010

en Tendance... Compras no estilo Amélie Poulain

Desde a primeira vez que estive em Paris, algo me chamou a atenção: as parisienses e seus lindos carrinhos de compras! Como o comércio de bairro é bastante valorizado por lá, o uso dos carrinhos para ir à padaria, à floricultura, à queijaria, é algo corriqueiro.

Enquanto isso, no Brasil, fazíamos (e ainda fazemos!) o uso indiscriminado de sacolas plásticas, em supermercados, farmácias e outras compras. Como já falei aqui e aqui, uso ecobags muito antes disso ser politicamente correto. Talvez pela minha formação de bióloga, sempre me preocupei com o planeta e a produção de lixo não-degradável.

Vale a pena visitar este post aqui sobre a Grande Galeria da Evolução, do Museu de História Natural de Paris, para conhecer as perguntas que existem na saída dele... e refletir sobre elas!

No Rio de Janeiro, acaba de entrar em vigor uma lei que regulamenta o uso das sacolas plásticas, em supermercados. Tomara que isto incentive outras iniciativas e que, no futuro, possamos prescindir delas. O planeta, como sempre, agradece!

Mas, o que usar para substituir as sacolas plásticas? Agora, também no Brasil, já temos carrinhos de compras super fofos e que permitem compras livres de plástico! Sempre me sinto a própria Amélie Poulain, pelas colinas de Montmartre...

Ah, e vale lembrar sempre dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar!


***

Um comentário:

JAFA disse...

Não uso sacolas plásticas por nada! Há anos carrego eco-bags na bolsa, no carro, tenho centenas delas no mancebo do hall de entrada de casa. Desses carrinhos, tenho dois: Um poá preto lindo fica no carro e um vermelho em casa. Sem mencionar os benefícios ao meio ambiente, carregar as compras neles é muito mais confortável do que em sacolas... Adoro os meus. Esses rb são ultra fofos... bjn...