sexta-feira, 25 de julho de 2008

O país dentro de outro

O país em questão, residência oficial dos Papas, desde 1377, tornou-se um Estado independente em 11 de fevereiro de 1929 (é aquariano, como eu...), com o nome de Cidade do Vaticano e localiza-se dentro de Roma, Itália.
Nele, podemos admirar a incrível Basílica de São Pedro, com sua maravilhosa cúpula de Michelângelo. Um dos mais bonitos trabalhos de Bernini (quem leu Anjos e Demônios, do Dan Brown (aqui)? É uma boa pedida para conhecer alguns destes lugares...) é a Colunata – duas grandes alas abertas em semi-círculo, como se fossem os braços do santuário em um abraço nos visitantes e fiéis que enchem a praça todos os dias. Ele também é o autor das estátuas dos santos que adornam a colunata – são 140 no total! Esta praça é a Praça de São Pedro, que mede 240 metros de largura por 340 metros de comprimento, na qual há um belo obelisco egípcio de 25 metros de altura (humm, lembra a Place de la Concorde, em Paris...).
Já no interior da Basílica, o mais imponente santuário cristão, encontramos vários highlights:
- A cúpula, de 119 metros de altura – aliás, é possível subir até o topo da cúpula, mas aviso aos interessados: a última parte da subida (a primeira pode ser por elevador) é bastante complicada, pois o teto vai se inclinando à medida que nos aproximamos do topo da cúpula, além do número grande de degraus que temos que vencer. Mas, caso vocês não se assustem, vale muito a pena – a vista externa é sensacional!!! Vocês somente terão que disputar um lugarzinho para apreciá-la (risos)...
- O altar-mor, recoberto por um esplendoroso baldaquino em bronze, de 29 metros de altura, também de Bernini.
- A Pietà, de Michelângelo, na primeira capela da nave direita, esculpida entre 1498 e 1499.
- A estátua de bronze de São Pedro (aqui), do século XIII, cujo pé direito deve ser tocado para que retornemos (não custa nada tentar, né?)...
- Atentem também, para a Guarda Suíça Pontifícia, a guarda da Cidade do Vaticano, com seu uniforme exclusivo e colorido – em cetim azul, amarelo e vermelho –, cujo design é atribuído a ninguém menos que Michelângelo!

Na verdade, a própria foto do post anterior é uma charada, pois mostra um marco único! Eu não poderia usar um plano mais aberto, pois ficaria claro de imediato que eu estava na Praça de São Pedro, pois as referências seriam inúmeras! Mas, reparem que eu estou posicionada sobre um círculo no chão... é o Centro del Colonnato (o centro da colunata).

O que é isto? Na verdade, há dois deles, na Praça de São Pedro, um na ala direita e outro na ala esquerda. Bem, se estamos na praça, em qualquer outro ponto de toda a imensidão que é esta praça, e olhamos em direção à colunata, vemos o seguinte:

São várias colunas, formando a colunata, umas na frente, outras atrás. No entanto, se nos colocamos exatamente sobre o centro del colonnato e olhamos para a ala da colunata correspondente, a visão se transfigura e temos:

Somente vemos uma fileira de colunas! Não é sensacional? O olho humano, a perspectiva e a geometria são responsáveis por este “milagre”, fazendo desaparecer as demais colunas diante dos nossos olhos!!!

Para quem gosta de arte, arquitetura, moda, imagem e estilo, é realmente admirável: o efeito do some-aparece nos conduz em direção ao imponderável, pois nos põe diante da visão que se esvai apenas por uma mudança de posicionamento! Como inspiração, permite que pensemos o quanto nossas criações são fruto da ótica e da geometria, fazendo-nos supor então, que toda obra criada pelas nossas mãos – podem ser estampas, roupas, imagens... – está sujeita a modificações e diferentes interpretações, dependendo de quem vê! Não é assim na moda e na vida?

***Mais links da Itália:
Os tons quentes da Itália
Uma cidade sobre as águas
Rituais de viagem... Roma
Acqua!
O globalizado Guggenheim
Highlights Fornarina

15 comentários:

Silvinha disse...

Muito interessante!
Esta na minha lista de futuras viagens, a proxima é Praga!

Beijos

Paula disse...

Nunca fui lá mas, espero ir um dia! Realmente, o "truque" das colunas é demais!
Beijinhos e bom fim-de-semana!
:)
Bjs!

Patricia de Camargo disse...

O que eu mais gosto na Basílica é o baldaquino gigante do Bernini, aonde o papa reza a missa do galo! E adorei a apresentação das fotos!
Beijos

Sheyla disse...

Imagens lindas!
Bjs mil e um ótimo final de semana!
Bjs,
Sheyla.

Helena Castro disse...

é uma delícia viajar em cada detalhe com você!!!!!!

beijos, helena

Tânia N. disse...

Andrea,
O que mais gosto no Vaticano é aquela imagem de Laocoonte e seus filhos, que fica na parte descoberta do museu.
Aqui no parque do Ibirapuera fizeram uma réplica bem bonita...adoro passar por lá!
Quem não tem Vaticano vai de Ibirapuera mesmo...rs!

Unknown disse...

oi, claudia, santa fidelidade, batman!!!! eu fiquei meio fora do ar porque o ar de são paulo está tão seco que eu caí de cama. por isso estou meio em falta. mas ótimo - já vi tudo! vou até recomendar você para uma internatura que me pediu dicas de paris. vou responder no blog com link pra ti, combinado? bjs, sissi

Kira Aderne disse...

Olá Claudia!
Que prazer em conhecê-la! Seu blog é maravilhoso e trata de assuntos que amo e um deles tbm é viagens! É mesmo uma honra está linkada em um blog tão bom quanto o seu, claro que estou de adicionando aos meus favoritos tbm.
Amei tbm a sua estante de livros e revistas, genial!!!
Beijos e abraços apertados,
obrigada pelo carinho,
Até logo,
Kira

Verson Souto. disse...

Eu tinha certeza, que era na Itália!, só não sabia onde!


Abraços.

Unknown disse...

é porque eu voltei a respirar, a arejar o cérebro!!!! bjs

olhares futuros disse...

assineiiiiiiiiiiiii queridaaaaaa!!!!!! agora vou te ler sempre!!
roma!!!!! belíssima!!!! durante 4 anos eu passava 10 dias a cada 3 meses lá porque estudava num colégio interno em lausanne e 5 anos depois meu irmão trabalahava como diretor de arte da globo em roma, e ai foram mais 8 anos , eu trabalhava em sp mas viajava a trabalho e ai dava um geitinho de visitar ele... a italia é toda lindíssima né??

Unknown disse...

Não conheço e adorei conhecer um pouquinho através das suas imagens, muito legal a visualização das colunas.
Bjobjo

Unknown disse...

Cláudia!
Que delícia receber comentários carinhosos assim como o seu. Acho que temos muitas coisas em comum sim. Que bom que gostou do nosso blog e do nosso trabalho, volte sempre! rs. Tb virei aqui sempre, afinal paris e moda são mesmo paixões.
Um super beijo
Tati
Ibô Atelier

Anônimo disse...

Oi Cláudia!

apaguei a pensagem anterior e só ficou o bjo!!rs

Obrigada pelo carinho! Adorei o Pepper, vou me tornar uma visitante assídua!

Fe Dubal

Unknown disse...

Me dei conta, de repente, que você não estava na minha lista de links.
Acabei de consertar este erro.
Abraços
Maria Lina