terça-feira, 4 de agosto de 2009

en Goûté... Para mulheres e rainhas...

A Maison Ladurée, casa de chá parisiense, localizada na 16, rue Royale, originou-se de uma padaria, criada em 1862 por Louis Ernest Ladurée. E, em 1871, depois de um incêndio, a padaria (boulangerie) virou uma loja de doces (pâtisserie). Como os cafés (aqui) faziam sucesso na Paris do início do século XX (aqui), a mulher de Ernest, Jeanne Souchard, teve a idéia de juntar o café parisiense com a loja de doces – surgia assim, uma das primeiras casas de chá da capital francesa. E com uma vantagem: poderia receber as mulheres em pleno movimento de emancipação!


Em 1993, o grupo Holder decide ampliar os negócios; quatro anos depois, inaugura a Ladurée Champs-Elysées (aqui), um lugar único em Paris, símbolo da “art de vivre à la française”. Também em 1997, abre a Ladurée no Magasin du Printemps, no andar da moda (aqui). E depois, começa a abrir filiais nas principais capitais do mundo.


O macaron, produto característico da Maison Ladurée, é um pequeno doce redondo, com duas partes, crocantes por fora e macias por dentro, coladas por um ganache (recheio mole), como o nosso “casadinho”.
Foi criado, no início do século XX, por Pierre Desfontaines, neto de Louis Ernest Ladurée. Até hoje é preparado da mesma forma: todas as manhãs, os “pâtissiers” preparam, com amêndoas, ovos, açúcar e uma pitada de savoir-faire, os macarons que, após serem cozidos e guarnecidos com o recheio, aguardam 48 horas até a venda.
Os macarons existem em dois tamanhos – o mini-macaron, chamado “Gerbet”, e o macaron individual. A cada estação, é criado um novo perfume. A criação se faz em função dos outros macarons, com a preocupação com a paleta de cores (aqui), assim como com os sabores. A cor (e que cores!!!) é um efeito essencial à sedução e os macarons são resultado de uma mistura incrível de aromas, cores e nuances, pois, para a Ladurée, a gastronomia é sempre sinônimo de beleza (fonte de consulta: Ladurée).


Alguns sabores: (em negrito, meus sabores preferidos. Hummmm....)
Aromas permanentes: Chocolat - Chocolat amer - Vanille - Café - Pétales de Rose - Pistache - Framboise - Cassis violette - Caramel au beurre salé - Griottes - Fleur d’Oranger - Réglisse.
Aromas de verão: Noix de coco - Menthe Glaciale - Grenadine.
Aromas de inverno: Citron - Marron - Praliné
Criações especiais e temporárias: Abricot Gingembre - Muscovado - Barbapapa - Havana - Ambre blanc - Rose Indienne - Anis - Champagne - Orange Safran - Muguet - Pain d’épice - Fraise coquelicot - Poivre de Java - Citron vert Gingembre - Rosanis - Epices & fruits moelleux

Querem uma sugestão? Escolham a Ladurée Royale (aqui), a mais antiga da rede, mas preparem-se para as filas (a da Champs-Elysées (aqui) costuma ficar ainda mais lotada)! Provem todos os sabores dos macarons, mesmo que seja com os olhos! É de uma beleza estonteante! E comam alguns, porque ninguém é de ferro... vale (muito) a pena! Se possível... com vinho Chablis (huuummmmm...)! Também não deixem de admirar (e degustar...) os maravilhosos doces!

Ah, e não se esqueçam de ver (quem sabe, comprar?) as lindas caixas de luxo de macarons. Mas, se comprarem 8 mini-macarons, eles já são colocados em uma caixa de papel verde (ou rosa) e na sacola da maison. Parece presente! Bon appétit!!!

Nota: Em 2012, a Ladurée comemora 150 anos (aqui): parabéns!!!


Ladurée
Royale 16, rue Royale 75008 Métro Concorde
Champs-Elysées 75, avenue des Champs-Elysées 75008
Bonaparte 21, rue Bonaparte 75006
Printemps 62, boulevard Haussmann 750009


SEMANA GOURMET PARIS:
Chocolate, azeite, doces...
Sorvete, chá ou café?
As famosas épiceries
Flores, cores, aromas...
Café da Amélie Poulain

15 comentários:

Kerou disse...

geeeeeeeente que chic!
além de comer essa delicinha, a embalagem é fofa e voc~e come num lugar maravilhoso!! adorei =)


beijinhus

Unknown disse...

Hummmm! esse cardápio todo aí me deu fome. Essa casa de chá deve ser divina.
Bjobjo

Anônimo disse...

Estava vendo hoje este doce. Ai de repente achei sua página e realmente vi o que é. Nunca comi mas parece ser delicioso!
Amei seu blog.
Beijos

__________________________________
http://aspirantepormoda.blogspot.com/

Blog Dri Viaro disse...

Passando rap-10 pra desejar uma semana abençoada
bjsss

Camila Irala disse...

AMO macarons!!!!
Eles são lindos e deliciosos!

Tássia Rebelo disse...

Eu adoro ler essas coisinhas finas aqui no teu blog =]
Obrigada ^^'
Beijos!

JAFA disse...

Que delícia de post, Claudia. Não costumo postar, mas sempre passo por aqui. Teu blog é leve, delicado e gostoso de ler. Obrigada por mostrar Paris por um lado que poucos conhecem! bjn...

Eneida Freire disse...

Adoro cafés!
São super aconchegantes!
Beijo!

Janine França disse...

Aiai...deve ser o must!!
isso me fez lembrar a fila q peguei para comprar os pastéis de belém la em portugal..meninaa!!
era gente demais e tudo embaladinho, até hoje tenho a canela e o açucar e caixinha para guardar de recordação
mass o sabor..ficou na memoria

oootimmmoo

bjks

PS.: querida! porque deixou de ladinho a biologia?

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Huuum, macaron. Nhac, chelept! Amo! Bj!

Joaninha Bacana disse...

Deliiiicia! Eu amo o de pistache :-)
Beijocas, Angie

Kira Aderne disse...

Nossa, que maravilhoso!
Acredita que nunca comi un macaron?!! Quero muuuito e já anotei aqui os endereços para a minha visita a Paris!
Obrigada Cláudia por mais este post lindo!!

Cris disse...

Visitar Paris e não passar na Ladurée... pecado mortal.
bj

Cristina Uetake disse...

Claudinha, tava fazendo aquele post sobre Ladurée e Louboutin e pensei em vc. Isso não é a sua cara?!?! Bjks

Patricia de Camargo disse...

Oi, tô indo para Paris na próxima semana, e passndo para rever uns posts. Queria saber os preços dos macarrones, é que não consigo ampliar a imagem do blog, e não consigo abrir os pdfs. da web deles.
Brigadao Claudia pelas super dicas