segunda-feira, 22 de novembro de 2010

en Voyage... Idas e vindas

Tendo como base a Cidade-luz, que tal visitas rápidas de um dia, neste Especial Europa 2010?

Já falei que adoro viajar de trem entre as cidades da Europa? Pois é, nada mais agradável e prático! Do Eurostar Londres-Paris ao mais simples dos trens suburbanos, eles são a forma mais bacana de agilizar a viagem: não demandam o (enorme!) tempo dos check-ins dos aviões, nos levam de cidade a cidade, bastando colocar a bagagem nos vagões e... pronto!


Desta vez, fiz três cidades com este meio de transporte, a partir de Paris: as cidades importantes do gótico, Chartres e Reims (a terra do champagne!), e a maravilhosa capital da Bélgica, Bruxelas.

Os TGVs (trains de grande vitesse ou trens de grande velocidade) encurtam as distâncias e proporcionam viagens confortáveis, apesar do preço ser um pouco salgado...

Paris possui gares ou estações de trens em pontos estratégicos, de onde partem trens para direções específicas da França ou de outros países.

Para Bruxelas: os trens TGV Thalys partem da Gare du Nord até Bruxelles-Midi (cerca de 1h25), onde é preciso trocar para um trem regional até a estação Bruxelles-Central (parada seguinte).


Para Chartres: o TER (Le Mans via Chartres) parte da Gare Montparnasse e faz o percurso em 1h até Chartres, que está a 90 km de Paris.


Para Reims: a viagem em TGV Paris-Reims começa na Gare de l’Est e dura 45min.


Nota: Não se esqueçam de validar a passagem (composter), antes de entrar no trem, nas máquinas que ficam próximas aos trens.


***Especial Europa 2010
Chartres e Reims: as góticas
Como encontrar um endereço em Paris
Vamos passear na Champs-Elysées?
As minhas preferidas em Paris
Nas prateleiras europeias – parte I
Nas prateleiras europeias – parte II
A Sephora pela França
BB e a Repetto
A Apple em Paris
Todas juntas – a Exposição Monet
Revistas e mais revistas
Especial Europa
***

Nenhum comentário: