quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

in Expo... Todas juntas - Monet em Paris

Depois de Picasso (aqui), meu artista favorito é, sem dúvida o pintor das Ninfeias (elas estão aqui): o impressionista francês Claude Monet.


No Especial Europa 2010, é hora da Exposition Claude Monet (1840-1926), em cartaz no Grand Palais, em Paris, até 24 de janeiro de 2011. Os ingressos, com hora marcada, são vendidos on-line. A visita ao site da exposição já é uma experiência incrível!

No entanto, como a minha ida a Paris não tinha data certa, resolvi arriscar e comprar a entrada lá mesmo. O dia estava chuvoso (com o sol aparecendo, timidamente...) e a fila, enorme! E, como era terça, a exposição fechava mais cedo, o que reduziu o afluxo de visitantes. Mesmo assim, foram duas horas de espera...


Valeu cada minuto! Ali estavam reunidas as maiores obras do Monet – claro que com a exceção de Impression, soleil levant, do Marmottan, e Les Nymphéas, do Orangerie! –, expoentes do Impressionismo... todas juntas, lado a lado!!! As telas da fachada da Catedral de Rouen (aqui) e do Parlamento inglês (aqui, aqui e aqui), os eventos ao ar livre, típicos do movimento artístico... e vindos de vários museus do mundo (grande parte do Musée d’Orsay aqui e aqui), inclusive do Hermitage, na Rússia! Foi uma manhã esplendorosa...


Para recordar, a revista especial Le Figaro Hors-série: Monet – L’aventure intérieure (€7,90), comprada em uma viagem de ida e vinda (aqui), na revistaria da gare.

Link
E, de lá, para a Champs-Elysées (aqui)...


***Especial Europa 2010
BB e a Repetto
A Sephora pela França
A Apple em Paris
Vamos passear na Champs-Elysées?
Idas e vindas
Como encontrar um endereço em Paris
Especial Europa
***

3 comentários:

Luíza Maria Hollanda de Mello @lulymello disse...

que legaaaaaaaaaaaaaaaaal

Euzinha disse...

Olá amiga! Long time, no see!
O Natal está chegar e por aqui, o frio e a chuva têm apertado. Como é que está tudo por aí? Espero que bem.
Beijinhos e muitas saudades!!!

Claudia Pimenta disse...

oi paula! que saudades!!! estive em portugal, mas não passei por lisboa... e, com a correria, nem tive tempo de ligar... espero que consigamos ter um novo encontro logo, viu? por aí, neve e chuva. por aqui, muuuuuuuuuuito calor, acima dos 35 graus! desejo um natal lindo p/vcs e um ano novo maravihoso! bjs, querida!!!