terça-feira, 20 de maio de 2008

Grandes centros de compras/América Latina

Para não dizer que só falo de Paris, hoje repasso para vocês algumas dicas dos países da América Latina, veiculadas no programa Top 5 Latinoamerica, da Discovery Home&Health. É interessante perceber que as sugestões de compras, nos cinco países, falam das grandes grifes mundiais do luxo – o que é a globalização... – e pouco do que é próprio de cada lugar. Uma pena! Por isso, sugiro sempre buscar informação do que podemos achar de design característico, único, pois senão, parece que somente conhecemos as mesmas lojas, independente do lugar que visitamos.


São Paulo, Brasil
Em SP, temos a R. Oscar Freire, no Jardins (entre Av. Rebouças e Av. Casa Branca), para todos os estilos e bolsos: é um pólo turístico e núcleo de lojas (de 10-20h), com uma grande variedade de marcas e estilos, além de grande oferta de bares e restaurantes. Centro de compras a céu aberto – é um dos 8 mais luxuosos do mundo! –, possui lojas das grandes marcas como Tiffany&Co., Louis Vuitton, Giorgio Armani e Bulgari, assim como de novos estilistas nacionais, como a Galeria Melissa (que muda a fachada com cada nova coleção).

Buenos Aires, Argentina
Localizada na Recoleta, a Av. Alvear é palco das marcas internacionais de prestígio, clássicas, elegantes e exclusivas, representando também a tradição argentina de moda e bom gosto. São sete quarteirões, onde temos: Cartier, Escada, Nike, Louis Vuitton, Ralph Lauren, Já na Praça Cortázar, em Palermo Soho, encontramos uma feira, aos sábados, domingos e feriados, repleta de estilistas e artesãos, que mostram as últimas tendências e produtos originais e cheios de estilo.
Minha dica: não deixe de visitar a feira da Recoleta, na Plaza Francia, nos fins-de-semana: há todo tipo de artesanato, mas, em particular, o que me atrai são as jóias em prata com pedras. Não tenha pressa e percorra toda a feira antes de decidir o que comprar, pois, mesmo em pesos (o que para nós tem sido uma pechincha!), você pode estourar o orçamento. No mais, boas compras!
***Especiais de viagem Buenos Aires aqui e aqui***

***Mais Buenos Aires:
Lojas imperdíveis
Lojas e compras I
Lojas e compras II
Os kits do Duty Free Buenos Aires
No vermelho!
Um tour pela cidade
O colorido Caminito
Alfajores e outras delicias
Café Tortoni
Para namorar na cidade
***

Santiago, Chile

No bairro Vitacura, encontra-se a Av. Alonso de Córdova, dez quarteirões com 70 lojas de grifes, com estacionamento próprio, sendo que as lojas mais elegantes estão entre as Av. Americo Vespucio e Nueva Costanera – Salvatore Ferragamo, Louis Vuitton, Armani Jeans, Hermès, Burberry –, funcionando de 10-20h.

Bogotá, Colômbia

Uma verdadeira revolução urbanística, na década de 80, criou a Zona Rosa – mais de 80 lojas que atraem o jet-set, de 10-20h: Lacoste, Cartier, Boss, Levi’s Store, Harley Davison. Dentro da Zona Rosa, existe a Zona T, onde encontram-se jogos, cafés, restaurantes e danceterias.

Cidade do México, México (DF)

Em Polanco, na Calle Pres. Masaryk (entre Calle Arquimides e Av. Moliere), os casarões dos anos 1930 estão repletos de grifes mundiais, como Zara, Bulgari, Louis Vuitton, Chopard, Cartier, Tiffany&Co., Chanel, Roberto Cavalli e Diesel, abertas das 10 às 21h.
Já La Condesa, é lugar de um público mais boêmio, que busca design e exclusividade, pois não há grandes grifes ou uma busca por status, mas algo mais pessoal, diferente, original, com design exclusivo e vanguarda, como a loja Kulte.


Espero que possamos falar destes países um pouco mais do que apenas das grandes marcas internacionais de luxo – o design exclusivo, original é sempre mais interessante, pois carrega em si algo que é único naquele lugar ou naquela cultura. E que saibamos valorizar sempre o que é exclusivo – para mim, o bacana é ser diferente!


***Mais links de compras (aqui):
PARIS – Paris!!! – parte III
PARIS – Plus Paris! – parte II
PARIS – Et maintenant... Paris! – parte I
LONDRES – London, London
NY – Chegou a hora das compras… NY!
MAKE-UP – Posso levar tudo?
MAKE-UP – Um passeio pela Sephora
PORTUGAL – Compras no Velho Continente
PORTUGAL – Revistas e brindes
DUTY FREE – Compras e dicas
***

Um comentário:

Chris disse...

TEnho muita vontade de conhecer Buenos Aires tbm! As viagens do pePPer inFashion aqui do lado esta otimo, bem organizado e pratico!

bju bju