segunda-feira, 30 de agosto de 2010

in Expo... Direto da Espanha!

Não saberia precisar quando vi Picasso pela primeira vez. Porém, a grande exposição, em 1986, no Paço Imperial, RJ, foi o começo de tudo. Lá estavam reunidas algumas de suas maiores obras-primas. Lembro que fiquei extasiada ao entrar em uma pequena sala, toda pintada de preto, onde se viam as pinturas da “Minotauromania”. Uma dessas pinturas chamou minha atenção em especial: ela capturava o meu olhar, sem que eu pudesse resistir ao seu apelo. As pessoas que estavam comigo não entendiam como aquele quadro – “pequeno, em preto e branco, esquisito, estranho” – podia ter me conquistado. Por que aquele quadro? Estranho...

Assim começa o post Meu percurso com Picasso, falando deste gênio espanhol, que produziu uma vasta coleção de pintura, escultura e cerâmica, revolucionando a história da arte com o quadro “Les Demoiselles d’Avignon” (no MoMA, em NY) e o Cubismo. Para conhecer o seu primeiro atelier, em Paris, visitem este post aqui.

A seguir, algumas das obras exibidas nesta exposição de 1986. Sintam o sabor da Espanha!

***Mais posts sobre Picasso:
Meu percurso com Picasso
Os tesouros de Paris
A sétima arte em Paris
Sorvete, chá ou café?
Um ano com Picasso
Para NY já!
Paris Museum Pass
***
Link
***Outros posts sobre a Espanha estão aqui***


***

5 comentários:

Euzinha disse...

Olá amiga!
Sinceramente, Picasso nunca foi um dos meus pintores favoritos, mas que tinha carisma, lá isso tinha!
Y viva España!
:)

Natalie disse...

Picasso foi, realmente, um artista incrível e impressionante. É muito rico poder ir para a Espanha e ver de perto algumas de suas obras mais famosas. Vale a pena :)

Claudia Pimenta disse...

oi paula! saudades, amiga! espero que estejam bem! bj gde, querida!!!

Claudia Pimenta disse...

oi natalie! ah, nem fala - ver picasso de perto é sempre deslumbrante!!! bjs, querida!

Ju Calvelo disse...

Caramba que legal todas essas informações guardadas todos esses anos e sendo repassadas para seus leitores com tanto carinho...Linda sua escrita no começo do post...Cativante...Bjinhos :)